Histórico

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Numa realidade econômica, social e política brasileiras, onde a efervescência invadiam o cotidiano, um pequeno grupo de economiários decidiu criar, em Alagoas, a sua entidade representativa. Trata-se da então Associação dos Servidores da Caixa Econômica Federal (ASCEFAL), criada em dois de agosto de 1953, com sede no prédio onde funcionava a agência Rua do Comércio. 

As amareladas páginas do primeiro livro de ata trazem os objetivos, as diretrizes e a composição da diretoria de uma entidade composta por aproximadamente 40 associados que elegeram os primeiros diretores e criaram o estatuto. Desde o princípio os objetivos básicos eram congregar os economiários estimulando a união, solidariedade e a harmonia entre eles; desenvolver a cultura e o espírito de cooperação, amizade, previdência e de luta pelos direitos; proporcionar diversões e atividades esportivas. 

O tempo foi passando. A entidade crescendo. Na década de 60 veio a primeira mudança no estatuto e também no nome da entidade. A sigla e a denominação mudaram para Associação dos Economiários Federais de Alagoas (ASSEFAL). O ano era 1967 e o presidente Oscar Porto Lins. 

O crescimento da Associação foi rápido especialmente na década de 80, quando vários investimentos na estrutura foram realizados, sempre com a participação de todo o corpo de associados, segundo revelou o ex- presidente da Associação, Petrônio Morais. 

A primeira e única mulher a assumir a presidência foi Maidyr Navarro, responsável, entre outras importantes realizações, ela foi a responsável pelo maior avanço dado à época para a entidade, com a construção dos apartamentos, da cozinha coletiva, do berçário. Além disso, a sua gestão adquiriu o terreno onde hoje funciona a sub-sede de Arapiraca e o terreno da sub-sede Delmiro Gouveia. 

Uma série de investimentos e reformas, inclusive a administrativa, foram promovidos na entidade, o que exigiu tempo e disponibilidade financeira para sanar o volumoso número de problemas na APCEF. Desde 98, a Sede Administrativa foi transferida para as modernas instalações construídas em Riacho Doce, como forma de coordenar melhor o cotidiano da entidade, o que vem sendo atingido com êxito. 

Em dezembro de 2009 ocorreu eleição para o triênio 2010/2012 sendo chapa vencedora a RENOVAÇÃO APCEF-AL, tendo a frente como diretor presidente Arnaldo Barbosa, que juntamente com sua diretoria empreendeu as propostas originárias da campanha, quais sejam, reforma do estatuto, uma vez se fazia necessário por conta de adequação ao novo código civil, bem como, deixá-lo condizente com a realidade atual; ampliação dos apartamentos a fim de propiciar aos associados melhor comodidade e implantação de nova estrutura tecnológica com internet wireless.

Vejam um pouco da nossa história